fbpx

Somos a Apoio Baby, referência no Vale do Paraíba.

Localização:

São José dos Campos, São Paulo - BRA

Tudo Sobre a Shantala: Faça em seu Bebê

A Shantala é uma técnica de massagem que vem se tornando cada vez mais famosa dentre os pediatras e profissionais da saúde. Isto se deve especialmente aos inúmeros benefícios trazidos à vida das crianças favorecidas com a aplicação da técnica, com ganhos que vão desde o nível motor, até a melhora nas relações interpessoais. E, em virtude de sua fama, é natural que muitos cuidadores queiram aplicar a técnica, mas, antes de colocar em prática, é importante entender como a mesma funciona, e quais os procedimentos corretos para fazê-la.
Pensando nisso, o artigo de hoje foi desenvolvido com o intuito de resolver exatamente essas questões, explicando desde os conceitos básicos, até questões mais avançadas sobre a Shantala. Então, se deseja saber mais sobre o assunto, e quem sabe vir a aplica-lo em sua vida, continue conosco nessa leitura, e aproveite o conhecimento que virá a obter!
O que é Shantala?

Livro Shantala
Este livro dá dicas da massagem de shantala

É provável que você tenha acessado esse artigo intencionando encontrar informações a respeito dos benefícios e aplicações da Shantala em bebe, que correspondem exatamente à parte prática da questão. No entanto, antes de apresentarmos esses pontos, não podemos ignorar a necessidade de entender um pouco mais sobre a técnica, tendo em vista que sua essência rege a aplicação. A Shantala é uma técnica de massagem indiana para recém-nascidos e bebês, desenvolvida por Frédérick Leboyer (1918-2017), um importante médico obstetra da Índia.

A técnica consiste em uma série de manobras relativamente simples, aplicadas sobre a pele da criança pelo cuidador, a fim de promover o elo entre ambas as partes, além de conseguir inúmeros benefícios tanto para o corpo, quanto para o emocional do bebê. Ao falarmos em Shantala, devemos nos esquecer de técnicas de massagem mais potentes, com pressão aumentada, tendo em vista que se intenciona a sutileza, a fim de desenvolver também as capacidades sensoriais do pequeno. Em muitos casos a Shantala é aplicada apenas com uso dos polegares sobre a pele da criança, e o que realmente faz diferença são os movimentos realizados. Vale ressaltar que toda essa explicação dada até o momento é bastante simples, e serve apenas para nos localizarmos sobre o que é a Shantala, tendo em vista que veremos tudo em detalhes mais para frente.

Curso de Shantala
Curso de Shantala em bebês.

Mas, nesse momento o que devemos saber se reúne em alguns pontos:
• Massagem com foco em recém-nascidos e bebês;
• Aplicada pelos cuidadores;
• Sutileza e foco em movimentos específicos.
Essas podem ser consideradas as frases-chave para explicar a Shantala, o que nos ajudará no entendimento dos benefícios e aplicação, portanto, não se esqueça! Em quais ocasiões a técnica é indicada? Se engana quem acredita que a Shantala deve ser aplicada apenas em casos específicos, ou que a mesma deve ser indicada para todas as crianças, independentemente de questões particulares. A verdade é que, assim como a Shantala não deve ser aplicada a todos os casos, sem avaliação prévia, a mesma também não deve ser ignorada e aplicada apenas em ocasiões específicas.
A avaliação da aplicabilidade deve ser feita em conjunto com um profissional fisioterapeuta pediátrico-neonatal, e médicos pediatras e/ou obstetras. Existem casos muito específicos em que a técnica não é indicada, como em doenças de pele, visto que a manipulação da mesma pode gerar dores e contaminação. O mesmo vale para doenças específicas, que gerem disfunções no corpo da criança, e que necessitem de tratamento específico. A sua criança não se enquadra em nenhum desses casos, o que poderia ser considerada uma saúde normal? Sendo assim, a técnica é indicada, mas ainda vale consultar um profissional habilitado, a fim de realizar uma avaliação detalhada. A boa notícia é que a Shantala é uma técnica delicada e não-invasiva, portanto sua aplicação dificilmente é contraindicada, mas vale consultar!
Quais os benefícios da Shantala?
Agora que sabemos o básico sobre a Shantala, e pudemos entender em quais casos a mesma pode ser aplicada, podemos dar início aos aprendizados sobre os benefícios da técnica para as crianças. Por ser um tipo de massagem, muitas pessoas logo associam ao relaxamento, mas, embora este seja um benefício, acaba não sendo o único, já que a técnica traz uma série de vantagens aos pequenos. Vamos agora conhecer esses benefícios, lembrando que isso também auxiliará no entendimento da importância da técnica para a vida de crianças em início de vida!

1. Melhora da circulação sanguínea e linfática
Você sabia que uma das maiores causas de desconfortos em recém-nascidos e bebês é justamente o prejuízo da circulação corporal? Para entendermos o assunto, vamos a uma explicação básica: o organismo humano conta com dois tipos principais de circulação, sendo esses a sanguínea e a linfática. A circulação sanguínea é aquela realizada pelos vasos, denominados artérias e veias, por onde circula o sangue, responsável por nutrir nossas células. Já a circulação linfática ocorre pelos vasos linfáticos, por onde circula o líquido linfático, responsável pela manutenção do sistema imunológico, além de devolver água para o sistema circulatório. Ocorre que, por vezes, o corpo acaba tendo problema com ambos os sistemas, seja porque os líquidos não circulam adequadamente, por extravasamento ou por qualquer outra questão. Nesses casos podemos ter desde a famosa retenção de líquidos, até ausência de suprimento adequado e desconfortos, A boa notícia é que a Shantala é a técnica ideal para auxiliar nessa questão, visto que as manobras realizadas auxiliam no ganho de circulação nos bebês, tanto sanguínea, quanto linfática. Isso ocorre por meio da “drenagem” manual de líquidos, que voltam aos vasos e assim conseguem realizar o percurso adequado.

2. Desenvolvimento da propriocepção da criança
A propriocepção é uma capacidade muito importante que o corpo humano possui, já que é ela quem nos dá a noção do espaço que o nosso corpo ocupa no mundo. Como sabemos que o nosso braço está levantado, sem olhar para ele? Ou, então, como conseguimos compreender nossa localização no espaço, mesmo estando com os olhos fechados? Tudo isso se deve à propriocepção. Mas, para que se desenvolva adequadamente, a propriocepção deve ser estimulada desde a infância, dando a criança experiências e noções a respeito do próprio corpo. Como a Shantala é uma técnica que manipula todas as áreas do corpo e incentiva o movimento da criança, a mesma passa a se notar enquanto ser, assim como passa a entender como se realizam os movimentos. Dessa forma, o resultado é um desenvolvimento psicomotor mais facilitado e rápido, já que a criança possui o mais importante, que a consciência de sua ocupação no espaço em que está!

3. Melhora do vínculo afetivo
Existe forma mais simples e eficiente de criar um vínculo, além do toque? A ciência diz que não! O toque é uma prática extremamente importante para o desenvolvimento dos relacionamentos interpessoais, uma vez que nos permite enxergar as pessoas em um espaço mais íntimo. Com as crianças e responsáveis esse acaba sendo um ponto importante, uma vez que auxilia no ganho de relacionamento entre mãe e bebê. Vale lembrar que crianças não se comunicam através da fala, e em seus primeiros meses de vida chegam a enxergar muito pouco, dessa forma, o toque acaba sendo uma das formas mais interessantes para se desenvolver e comunicar. A boa notícia é que a Shantala também auxilia nessa questão, pois como vimos, a técnica se dá justamente pela aplicação de toques e manobras sutis, sobre a pele do bebê. Dessa forma, a criança consegue perceber esses toques, e assim identifica aquela pessoa como alguém que cuida e traz boas sensações, gerando assim o desenvolvimento e melhora desse relacionamento.

4. Relaxamento emocional
Você certamente já viu algum bebê bem nervoso, o que geralmente se caracteriza por choros estridentes, ausência de sono e corpo exausto. A primeira coisa que devemos saber é que nenhum bebê chora e se irrita à toa, de modo que certamente algo está ocorrendo, para que o mesmo se encontre tão estressado. Muitas vezes, a falta de tato com os pais e/ou responsáveis, frio, dores e até mesmo falta de sono podem estar gerando essa situação, que se é desagradável aos pais, imagine para a criança! E, é nesse ponto que novamente a Shantala surge como um fator salvador, uma vez que a técnica de massagem serve justamente para conquistar o relaxamento, seja para a parte física, ou emocional da criança. Como vimos no tópico anterior, o toque é o grande responsável por parte significativa da comunicação dos recém-nascidos e bebês, visto que é a partir dele que eles conseguem compreender o ambiente, as pessoas que os cercam, e a si mesmos. Quando a mãe aplica a Shantala em seu bebê, o mesmo passa a se concentrar nos toques suaves, o que auxilia na melhora de dores e desconfortos, e assim consegue relaxar.
Para crianças que têm dificuldades em pegar no sono, aplicar a Shantala com fim de relaxamento é uma saída bem interessante!

5. Alívio de problemas intestinais e digestivos
Não há nada que assuste mais os pais de primeira viagem do que as temidas cólicas, capazes de gerar extremo desconforto e estresse no bebê. Choros estridentes, membros se debatendo, ausência de sono e até febre são resultados comuns das cólicas, muitas vezes causadas por problemas intestinais, como gases. E, se você acredita que é preciso dar remédios para acabar com esse problema, é porque ainda não conheceu todos os benefícios da Shantala.
Em virtude da manipulação dos tecidos e órgãos de forma delicada, a Shantala consegue eliminar esses gases, e assim evitar que as cólicas aconteçam. Sabe a estratégia de dar tapinhas nas costas do bebê após a amamentação para que o mesmo arrote? Aqui funciona com o mesmo intuito, mas de forma bem mais sutil e eficiente!

6. Ganho em desenvolvimento muscular
O desenvolvimento muscular é um ponto de extrema importância para os recém-nascidos e bebês, visto que é nessa faixa etária que temos o ganho de desenvolvimento motor mais significativo. Como já sabemos, os bebês, quando nascem, sequer conseguem manter o pescoço elevado, uma vez que a coluna vertebral ainda não possui uma musculatura forte o suficiente para sustentá-lo. Tal desenvolvimento de musculatura ocorre naturalmente, visto que as crianças apresentam estágios de maturação comuns a cada faixa etária. Mas, o que pouca gente sabe é que existem meios de auxiliar nesse desenvolvimento, sendo que a Shantala é um deles. Ao manipular a pele do bebê, os pais e/ou responsáveis conseguem mesmo que inconscientemente, auxiliar no desenvolvimento das fibras musculares, assim como auxilia na elasticidade e força da fáscia muscular. Dessa forma, quando o bebê começar a desenvolver a força de seus músculos, certamente será muito mais fácil, visto que estes foram estimulados previamente pela Shantala!

Quais cuidados se deve ter com a Shantala?
Até o momento falamos bastante sobre as vantagens da Shantala, o que certamente te deixou interessado em começar a aplicação o quanto antes em seu recém-nascido. Mas, antes de partirmos para a prática devemos ter em mente que existem alguns cuidados extremamente importantes para garantir a segurança da técnica. O primeiro deles, como já dissemos, é a consulta obrigatória de um profissional, que saberá te indicar se a técnica é adequada para a sua criança, e a partir de qual idade deve ser feita. Além disso, não podemos nos esquecer de que se trata de uma técnica de massagem que manipula o corpo inteiro, portanto é necessário compreender o que está sendo feito.
Para isso, se possível, realize um curso e peça orientação profissional, pois assim terá a certeza dos benefícios citados anteriormente. No mais, preste atenção às recomendações profissionais e tenha ética e cuidado ao realizar amassagem, e certamente não terá com o que se preocupar!

Veja como aplicar a Shantala de forma simples
Depois de termos visto todos os pontos relevantes sobre a Shantala, podemos finalmente dar início aos aprendizados práticos. Vale lembrar que a seguir ensinaremos uma aplicação simples, que traz inúmeros benefícios, com baixo índice de perigos e erros. Para uma Shantala mais avançada é importante ter acompanhamento profissional, a fim de evitar perigos à saúde e integridade física da criança.
Vamos ao passo a passo:
Cabeça
A cabeça é uma área que se beneficia muito da Shantala, e para fazê-la, posicione o bebê virado para você, e com os polegares faça uma massagem simples e suave em toda a face.
Passe os dedos por toda a pele facial, em movimentos para cima e bem delicados, indo até as orelhas.
Tronco
O tronco é uma área bem extensa e talvez seja a mais relevante para a Shantala, e para aplicar a técnica comece colocando as mãos de forma delicada sobre o peitoral do bebê, e vá movimentando os dedos levemente, em movimentos para cima, que cheguem até a axila e pescoço. Na parte do abdome, tome ainda mais cuidado, e priorize movimentos bem leves, levando os dedos para a região posterior. Já nas costas, vire o bebê de bruços, com a face lateralizada, e vá fazendo uma massagem leve seguindo o movimento das costelas. Passe as mãos sobre a coluna vertebral do pequeno, e assim vá massageando levemente os músculos ao redor. Faça isso por toda a extensão da coluna.
Membros
E, por fim, mas não menos importante, não poderíamos nos esquecer dos membros, que talvez sejam as regiões mais difíceis de manipular. Pegue o braço da criança de forma delicada, apoie sobre a sua mão e com os seus dedos vá massageando com movimentos verticais, até chegar à mão. Chegando à mão, segure-a delicadamente, massageie seguindo os ossos e faça o mesmo com os dedos. Já nas pernas, massageie a coxa delicadamente, vá até a perna e faça movimentos delicados na panturrilha, até chegar ao pé. Nos pés, massageie a região plantar e manipule os dedos separadamente, massageando um por vez, de forma delicada. E, esse foi o tutorial de uma aplicação simples, que não conta com técnicas avançadas, portanto pode ser realizada por qualquer pessoa, dando preferência aos pais da criança. Então, agora que sabe todo o básico sobre a Shantala, continue os seus estudos na área e aproveite dos benefícios da técnica para a vida dos pequenos!

Pular para o conteúdo